Mercado de valores
Tempo - Tutiempo.net

CMC admitida como membro do comité de investidores da IOSCO

A Comissão do Mercado de Capitais (CMC) foi recentemente admitida ao Comité dos Investidores de Retalho da Organização Internacional das Comissões de Valores (IOSCO),informou esta quinta-feira aquele órgão.

24 Jul 2020 / 13:21 H.

A medida visa concretizar um dos objectivos da estratégia de promoção da educação financeira.

O também designado Comité 8 (C8) da IOSCO, lida com matérias ligadas a educação financeira dos investidores de retalho.

De acordo com a CMC enquanto membro do Comité 8, é chamada a participar de forma activa e proactiva em todas as reuniões de trabalho previstas anualmente, emitir pareceres e contribuições aos documentos do referido órgão.

A candidatura apresentada pela CMC para integração neste órgão da IOSCO, aprovada por unanimidade, teve como peso os resultados das actividades de educação financeira concretizadas junto das escolas no âmbito das acções realizadas nas edições de 2018 e 2019 da Semana Mundial do Investidor.

A participação da CMC nos trabalhos do C8 apresenta uma série de vantagens que se consagram na absorção de experiências de outras jurisdições, na participação do desenvolvimento de regras ou recomendações com alcance internacional e na oportunidade de partilha de experiências de forma mais facilitada.

Actualmente a IOSCO conta com representantes de mais de 200 países cobrindo quase a totalidade da capitalização do mercado de valores mobiliários mundial.