Mercado de valores
Tempo - Tutiempo.net

Burla Tailandesa: Cheque de 50 mil milhões USD é falso

O Tribunal Supremo solicitou ao Banco Nacional de Angola para avaliar, junto da congénere das Filipinas, a autenticidade do cheque e se o mesmo tinha cobertura.

Angola /
21 Fev 2019 / 09:56 H.

Segundo o Banco Central das Filipinas, as assinaturas dos seus funcionários que aparecem nos documentos mencionados são falsificadas. A instituição referiu também que não emite Cheques / Certificados de Autenticação e Carta de Confirmação, nem transacciona directamente com pessoas físicas / corporações.

A 22 de Janeiro último, a equipa de juízes do Tribunal Supremo, encarregue de julgar os dez réus implicados no caso, solicitou ao Banco Nacional de Angola para avaliar, junto da congénere das Filipinas, a autenticidade do cheque e se o mesmo tinha cobertura.

A decisão respondeu a um requerimento de Carlos Salumbongo, advogado de Raveeroj Rithchoteanan (considerado o mentor da tentativa de burla), para confirmar a autenticidade do documento.

O pedido surgiu dias depois de órgãos de comunicação social terem avançado supostas provas do Banco Filipino, datadas de Fevereiro de 2018, que atestavam a validade do Cheque de 50 mil milhões USD e do Certificado de Autenticação do Departamento de Negócios Estrangeiros das Filipinas.