Mercado de valores
Tempo - Tutiempo.net

Petróleo e gás valorizam com investidores a avaliarem tecto nos preços por parte da UE

O Brent do Mar do Norte, que é a referência para as importações europeias, soma 0,89% para 89,15 usd por barril.

Luanda /
23 Nov 2022 / 12:14 H.

O petróleo está a registar ganhos, à medida que os investidores procuram mais detalhes sobre o plano da União Europeia para colocar um tecto no preço do crude proveniente da Rússia. Também a impactar a negociação está o novo aumento de casos de Covid-19 na China e o confinamento de várias regiões do país.

O Brent do Mar do Norte, que é a referência para as exportações angolanas, soma 0,89% para 89,15 USD por barril.

Já o contrato de dezembro West Texas Intermediate (WTI), “benchmark” para os Estados Unidos, avança 0,85% para 81,64 USD por barril.

Relativamente à imposição de limites no preço de petróleo russo, o analista Warren Patterson do ING, explica à Bloomberg que “parece que os níveis não vão mudar muito relativamente ao que a Europa já está a receber”.

“Se este for o caso, eu não esperaria grande reacção dos mercados. Considero que é mais importante ver como a Rússia vai reagir”, completou.

No mercado do gás, os futuros avançaram para o valor mais elevado em mais de duas semanas, numa altura em que aumentam receios de que um tecto nos preços do gás vá piorar ainda mais o fornecimento do Velho Continente.

Esta terça-feira a Comissão Europeia propôs uma espécie de “travão de emergência” aos preços do gás natural negociados para o mês seguinte, que se fixará nos 275 euros por MWh.

Apesar do valor ser bastante elevado é possível que, caso seja activado, possa distorcer os preços e reduzir a liquidez no mercado, explicaram analistas do Goldman Sachs.

Os preços do gás negociado em Amesterdão referência para a Europa sobem 7% para 128,5 euros por megawatt-hora.