Mercado de valores
Tempo - Tutiempo.net

BP nomeia Dotzenrath para liderar o crescimento das energias renováveis

A nomeação de Dotzenrath ocorre em um momento em que a petrolífera, sob a liderança do CEO Bernard Looney, busca expandir rapidamente seus negócios de energias renováveis e abandonar o petróleo.

Luanda /
14 Set 2021 / 10:27 H.

A petrolífera multinacional British Petroleum (BP) nomeou Anja-Isabel Dotzenrath, ex-presidente-executiva da RWE Renewables, para supervisionar a rápida expansão da empresa britânica em energia renovável após a saída inesperada do chefe de baixo carbono e gás natural, Dev Sanyal, anunciou a Reuters.

A nomeação de Dotzenrath ocorre em um momento em que a BP, sob a liderança do CEO Bernard Looney, busca expandir rapidamente seus negócios de energias renováveis e abandonar o petróleo.

Dotzenrath é engenheira eléctrica com mais de 25 anos de experiência sénior em energia. Ajudou a RWE Renewables a se tornar uma das maiores empresas de energia renovável do mundo e a segunda maior empresa eólica offshore em todo o mundo.

Sanyal, que ingressou na BP há 32 anos, agora se tornará o presidente-executivo do refinador europeu Varo Energy, de propriedade do Carlyle Group e Vitol, onde expandirá o foco em energia de baixo carbono, disse a empresa em um comunicado separado.

“Ao escolher um vice-presidente executivo para liderar o negócio de gás e energia de baixo carbono com histórico de energia renovável e nenhuma experiência em petróleo e gás, a BP confirma suas ambições em energia renovável, ao mesmo tempo que mostra que vê um papel menor na parte do gás natural de o negócio avançando”, disse o analista da Jefferies, Giacomo Romeo, em uma nota.

A saída de Sanyal ocorre 19 meses depois de Bernard Looney assumir o cargo de CEO da BP com uma estratégia ambiciosa de transformar a empresa de petróleo e gás em uma grande empresa de energia renovável.