Tempo - Tutiempo.net

Agência Internacional de Energia sobre ataques as Arábia Saudita: “Segurança do petróleo não pode ser dada como garantida”

A Agência Internacional de Energia (AIE) reagiu nesta quarta-feira aos ataques a duas plataformas petrolíferas da Arábia Saudita, no último sábado.

19 Set 2019 / 09:08 H.

“Os países membros da AIE têm cerca de 1.550 milhões de barris de emergência em agências de reservas controladas por governos, o que equivale a 15 dias de procura mundial de petróleo”, indicou a organização em comunicado.

No documento ainda esclarece-se que existem depósitos suplementares obrigatórios que os países-membros têm de manter e incluem cerca de 650 milhões de barris.

“Os recentes acontecimentos mostram que a segurança do petróleo não pode ser dada como garantida, incluindo quando os mercados contam com bom abastecimento e que a energia é um pilar indispensável da economia global”, afirmou Fatih Birol, director da agência.

O ministro da Energia saudita, Abdulaziz bin Salman, garantiu que a produção total de petróleo no país será retomada até ao fim deste mês.