Mercado de valores
Tempo - Tutiempo.net

Tarifas de electricidade vão aumentar em Angola. Executivo não avançou com data

As tarifas de electricidade em Angola poderão ser actualizadas "brevemente". Ministro João Baptista Borges revelou que os investimentos públicos que estão a ser feitos visam diminuir os custos.

Luanda /
06 Jul 2022 / 09:45 H.

O ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges, disse esta recentemente que as tarifas de electricidade poderão ser actualizadas “brevemente”, de forma a reflectir cada vez mais os custos e tornar o sector atractivo para o investimento privado.

Para que o sector privado veja de facto este investimento (no sector da energia) como vantajoso é preciso que as tarifas reflictam cada vez mais os custos, mas também é preciso que os custos actuais reduzam, nomeadamente os custos de utilização de combustível para produção de energia”, indicou Baptista Borges, que falava à margem de uma conferência internacional sobre emergias renováveis.

O governante revelou que os investimentos públicos que estão a ser feitos visam diminuir os custos, em paralelo com o programa de actualização dos preços para que os produtores privados tenham interesse em participar neste mercado.

Quanto à data em que entrará em vigor a actualização tarifária que vai ser aplicada disse apenas “brevemente”.

“A metodologia foi aprovada, agora vai haver um processo de transformação da entidade reguladora numa entidade administrativa independente da tutela e que vai ver as suas competências reforçadas, sendo uma das principais a fixação de preços, portanto prevemos que nos próximos meses haja novidades nessa matéria”, indicou.