Mercado de valores
Tempo - Tutiempo.net

Sonangol aprova revisão da política anti-corrupção

A Sonangol aderiu à Trace International, uma associação sem fins lucrativos, fundada em 2001, totalmente financiada pelos seus membros, cujo objecto social consiste em fornecer às empresas multinacionais e seus intermediários comerciais suporte em compliance anti-suborno, de acordo com as leis U.S. Foreign Corrupt Practices Act, UK Bribery Act.

17 Nov 2020 / 20:43 H.

A Sonangol aprovou a revisão num acto que abrangeu igualmente outros instrumentos da sua conduta ética corporativa,que estabelece princípios e deveres fundamentais pelos quais se deve reger o comportamento individual dos seus colaboradores, nomeadamente nos domínios das políticas corporativas "anti-fraude”, de "conflitos de interesses”, de "brindes e ofertas” e de "não retaliação”.

Entre os seus membros e clientes estão mais de 500 empresas multinacionais de todo o mundo, e a associação está presente nos cinco continentes. A Trace (U.S. Forint Corrupt Act e UK Bribery Act) tem sede nos Estados Unidos e está registada no Canadá.

Em comunicado distribuído esta segunda-feira às redacções, a petrolífera defende que a revisão destas políticas se enquadra no princípio geral que norteia o Conselho de Administração da Sonangol no que respeita à cultura da empresa e ao objectivo de tornar a petrolífera numa empresa com índices de transparência ao nível das melhores práticas mundiais.

Para garantir resultados imediatos de bom governo da sociedade, a área de Compliance tem agora como responsabilidade assegurar a implementação do programa de conformidade, que visa fortalecer a cultura organizacional, alavancar os negócios, proteger e ajudar a melhorar a reputação da empresa.