Mercado de valores
Tempo - Tutiempo.net

Petróleo venezuelano vai abastecer a Europa

Estados Unidos deram luz verde a Caracas para enviar petróleo para Itália e Espanha, que abastecerão os restantes países europeus. Trocas de petróleo por dívida são assim recuperadas. Reposta é alternativa ao petróleo russo.

Luanda /
06 Jun 2022 / 09:37 H.

A petrolífera italiana Eni e a espanhola Repsol vão receber petróleo venezuelano e enviá-lo para os restantes países europeus no próximo mês, de forma a compensar o bloqueio às importações russa, avançou a Reuters, que cita cinco fontes próximas do dossiê.

As trocas de petróleo por dívida com a Venezuela são retomadas após dois anos, depois de os Estados Unidos terem endurecido as sanções contra o regime de Nicolas Maduro.

O volume de petróleo que a Eni e a Repsol deverão receber não será grande, de acordo com uma das fontes contactadas pela Reuters, e qualquer impacto nos preços globais do petróleo será modesto. Mas a luz verde de Washington para retomar os fluxos de petróleo congelados da Venezuela para a Europa pode fornecer um impulso simbólico para o presidente venezuelano, Nicolás Maduro.

Temas