Mercado de valores
Tempo - Tutiempo.net

Países africanos instados a intensificar trocas comerciais entre si

Os países africanos poderão enfrentar um maior custo na obtenção de empréstimos junto dos mercados financeiros internacionais.

Angola /
20 Mai 2022 / 11:12 H.

A 54ª Sessão do Conselho Económico dos Ministros Africanos das Finanças, Planeamento e Desenvolvimento Económico recomendou aos países membros a aumentarem as trocas comerciais entre si, com vista a minimizar a dependência económica em relação ao resto do mundo.

O evento, que decorreu na cidade de Dakar, Senegal, visou estimular a reflexão sobre o impacto da crise desencadeada pela guerra entre a Rússia e a Ucrânia, já que poderá repercutir-se no desenvolvimento sustentável das economias africanas.

Nesta conformidade, o encontro, em que Angola foi representada pelo ministro da Economia e Planeamento (MEP), Mário Caetano João, instou os países africanos a continuarem a desenvolver o potencial económico do continente, em especial na produção de bens e serviços, porquanto existem vantagens, comparativamente aos outros continentes, noticiou a Angop.

Segundo o secretário de Estado para o Planeamento, Milton Reis, que falava hoje (19) durante o briefing semanal do MEP, na perspectiva dos ministros africanos, a guerra na Ucrânia poderá afectar substancialmente as condições globais de financiamento, devido ao aumento de incertezas.

Este facto, esclareceu, levará a maioria dos países africanos a enfrentar um maior custo na obtenção de empréstimos junto dos mercados financeiros internacionais.