Mercado de valores
Tempo - Tutiempo.net

País vai receber do FMI mais 1,5 mil milhões USD

O Fundo Monetário Internacional (FMI) deverá desembolsar ainda, nos próximos tempos, o valor de 1,5 mil USD a favor do Governo angolano, no quadro do Programa de Assistência Técnica e Financeira acordado em 2018.

Luanda /
20 Jan 2021 / 16:21 H.

Até ao momento, os números do Ministério das Finanças reafirmados ontem, em Luanda, foram já concedidos 2,9 mil milhões USD previstos.

O secretário de Estado para as Finanças e Tesouro, Osvaldo João, citado pelo Jornal de Angola, lembrou que entre 2018 e 2022, Angola e o FMI acordaram pelo desembolso de uma ajuda no valor de 4,4 mil milhões USD de forma faseada.

O programa definiu a realização de avaliações periódicas sobre o cumprimento das metas propostas, da qual dependem os novos desembolsos. Não estão definidos os valores a desembolsar para cada etapa.

Inicialmente previsto para 3,7 mil milhões de dólares, o surgimento da COVID-19 no País, em 2020, justificou um novo acordo entre as partes, tendo subido o empréstimo em 700 milhões USD, potenciando-se assim a resposta do país aos efeitos na economia nacional da pandemia.