Mercado de valores
Tempo - Tutiempo.net

ONU melhora projecção de crescimento da economia mundial para 4% este ano

“A pandemia continuará a representar o maior risco para uma recuperação inclusiva e sustentável da economia mundial”, disse Liu Zhenmin, subsecretário-geral de Assuntos Económicos da ONU.

Luanda /
14 Jan 2022 / 10:10 H.

As Nações Unidas estimam que a economia mundial cresça 4% em 2022 e 3,5% em 2023, depois de uma expansão de 5,5% em 2021, mostrando-se mais optimista face ao anterior relatório, segundo previsões divulgadas esta quinta-feira.

De acordo com o relatório “A Situação e Perspectivas Económicas Mundiais das Nações Unidas (WESP) 2022”, a recuperação económica global “está a enfrentar ventos contrários significativos entre as novas ondas de infecções por COVID-19, desafios persistentes do mercado de trabalho, desafios persistentes das cadeias de abastecimento e crescentes pressões inflacionistas”.

As Nações Unidas estão, no entanto, ligeiramente mais optimistas face ao relatório de 2021, mesmo com a identificação de riscos negativos significativos durante o quarto trimestre de 2021, melhorando as projeções para 2021 em 0,8 pontos percentuais (pp.) e para 2022 em 0,6 pp..

“Sem uma abordagem global coordenada e sustentada para conter a COVID-19, que inclua o acesso universal a vacinas, a pandemia continuará a representar o maior risco para uma recuperação inclusiva e sustentável da economia mundial“, disse Liu Zhenmin.