Mercado de valores
Tempo - Tutiempo.net

“O preço dos activos é determinado pelo mercado de forma concorrencial”

“O mercado é soberano, o valor dos activos não é determinado em função da sua aquisição inicial, o pensamento comum é que os activos valem pelos equipamentos que lá estão, não! Os activos valem pelos rendimentos futuros que possam dar”, aclarou Patrício Vilar.

Luanda /
09 Nov 2021 / 13:43 H.

O PCA do Instituto de Gestão de Activos e Participação do Estado (IGAPE), Patrício Bicudo Vilar anunciou que o valor pelo qual se tem vendido os activos é definido em função das ofertas dos concorrentes que estão em “ambiente concorrencial”.

O responsável que falava na conferência “Conversas com Rumo organizada pela Media RUMO, diz que o mercado é soberano, pois o valor dos activos não é determinado em função da sua aquisição inicial, mas pelos seus rendimentos futuros.

“O pensamento comum é que os activos valem pelos equipamentos que lá estão, não! Os activos valem pelos rendimentos futuros que possam dar”, aclarou Patrício Vilar.

Adiantou ainda que, se o mercado estiver desestruturado, e as variáveis macroeconómicas também, desincentivam o mercado e “vai ser uma penalização ao valor do activo”.