Mercado de valores
Tempo - Tutiempo.net

Moody’s muda perspectiva da banca mundial de estável para negativa em 2020

A agência de notação financeira (’rating’) Moody’s mudou a sua perspectiva para a banca mundial de estável para negativa, “refletindo uma tendência de crescimento lento, baixas taxas de juro e condições mais voláteis de operação”.

06 Dez 2019 / 10:10 H.

“A nossa perspectiva para 2020 para os bancos mundiais mudou de estável para negativa, reflectindo uma tendência de crescimento lento, baixas taxas de juro e condições mais voláteis de operação que irão resultar em maiores desafios para o crédito dos bancos”, pode ler-se num relatório hoje divulgado pela Moody’s.

A agência de ‘rating’ assinala que “um abrandamento na tendência de crescimento a longo prazo, juntamente com um crescente ambiente económico incerto, significam que as perspectivas são negativas para os bancos”.

“O aumento do risco de recessão nos Estados Unidos e na Europa, juntamente com um crescimento lento na região Ásia – Pacífico e nos mercados emergentes, levará a um deteriorar da qualidade de crédito e maiores custos de provisionamento para os bancos”, completa a entidade norte-americana.

A Moody’s afirma também que “um regresso a uma política monetária acomodatícia e o uso de taxas de juro negativas em algumas regiões” adicionam pressões à lucratividade dos bancos.

“Os bancos deparam-se com desafios particulares na passagem de taxas negativas para operadores de retalho. Os bancos com maiores estruturas de custos serão os mais atingidos, reabrindo questões sobre a viabilidade a longo prazo de alguns modelos de negócio”, alerta a agência.