Mercado de valores
Tempo - Tutiempo.net

Moçambique registou inflação de 3,52% em 2020

Em termos de inflação média a 12 meses, Dezembro registou o mesmo valor de Novembro, 3,14%.

Angola /
13 Jan 2021 / 10:27 H.

Moçambique terminou o ano de 2020 com uma inflação acumulada de 3,52%, segundo o boletim de Índice de Preços ao Consumidor (IPC) do Instituto Nacional de Estatística (INE) moçambicano, consultado hoje pela Lusa.

O ritmo de subida de preços ao longo dos 12 meses do último ano foi assim igual ao de 2018 e ligeiramente acima do de 2019 (ano em que se fixou em 3,50%).

A inflação homóloga regista os mesmos valores, segundo os dados do INE.

Em termos de inflação média a 12 meses, Dezembro registou o mesmo valor de Novembro, 3,14%.

"Ao longo do ano de 2020, verificou-se uma tendência ligeira de aumento de preços, com excepção dos meses de Maio, Junho e Julho, em que se registaram quedas da ordem de 0,6%, 0,55% e 0,2%, respectivamente", lê-se no boletim.

"A divisão de alimentação e bebidas não alcoólicas foi a principal responsável pela tendência geral de aumento de preços", enquanto que as quedas "foram influenciadas pela baixa de preços de alguns produtos frescos com destaque para o tomate e bem como pela baixa do preço de combustíveis com destaque para a gasolina", acrescenta.

Os valores do IPC são calculados pelo INE a partir das variações de preço de um cabaz de bens e serviços, com dados recolhidos nas cidades de Maputo, Beira e Nampula.