Moçambique: Dívida pública interna continua a aumentar

Angola /
14 Fev 2019 / 10:13 H.

A dívida pública interna de Moçambique com recurso a Bilhetes do Tesouro, Obrigações do Tesouro e adiantamentos do Banco de Moçambique atingiu no final de Janeiro 112 525 milhões de meticais (1787 milhões de dólares), informou o banco central.

O mais recente comunicado da Comissão de Política Monetária do Banco de Moçambique, de 11 de Fevereiro, adianta que a dívida pública interna aumentou 590 milhões de meticais (9,3 milhões de dólares) no período de tempo que mediou desde a anterior reunião daquela comissão (13 de Dezembro de 2018).

Apesar do aumento da dívida pública, o Banco de Moçambique refere que as condições actuais da economia moçambicana favorecem a previsão de uma inflação baixa e estável, em torno de um dígito, no curto e médio prazo.

Estas perspectivas são sustentadas pelas expectativas de redução do preço dos combustíveis no mercado internacional e de estabilidade de preços nos principais parceiros comerciais de Moçambique, num contexto de contenção da procura agregada.

A comissão considerou também oportuno manter uma política monetária prudente, tendo em consequência decidido manter inalteradas as principais taxas de referência do mercado, caso da taxa MIMO, que ficou em 14,25%.

Temas