Mercado de valores
Tempo - Tutiempo.net

Inflação anual na Turquia atinge 83,45%, um valor recorde em 24 anos

Em termos mensais, a inflação aumentou 3,05% em Setembro, informou o Instituto de Estatística da Turquia.

Luanda /
04 Out 2022 / 11:39 H.

A inflação anual na Turquia atingiu os 83,45% em Setembro, um valor recorde em 24 anos que se verifica depois de o banco central cortar as taxas de juro nos últimos dois meses, apesar da subida dos preços.

Em termos mensais, a inflação aumentou 3,05% em Setembro, informou o Instituto de Estatística da Turquia.

A inflação turca está a um nível nunca visto desde meados de 1998, impulsionada por uma política experimental do banco central de reduzir as taxas de juro, o que reduz o valor da lira.

Os cálculos de economistas independentes sobre a subida dos preços colocam a inflação anual em 186%, que é mais do dobro do valor oficial.

Em Agosto e Setembro, a taxa de juro fixada pelo banco central baixou de 14% para 12%, seguindo uma política controversa defendida pelo presidente turco, Recep Tayyip Erdogan.

O presidente turco tem apoiado taxas baixas para incentivar o consumo, a produção e o emprego, o que muitos analistas consideram uma estratégia política com vista às eleições gerais e presidenciais em Junho do próximo ano.

O presidente mudou quatro vezes o governador do banco central desde Julho de 2019, segundo os analistas, por não seguirem as suas ideias de baixar os juros apesar da alta inflação.