Mercado de valores
Tempo - Tutiempo.net

IGAPE e OAA podem celebrar protocolo de cooperação

O Instituto de Gestão de Activos e Participações do Estado (IGAPE) e a Ordem dos Advogados de Angola (OAA) manifestaram a intenção de estabelecer um protocolo de cooperação de modo a assegurar meios de cooperação institucional, servir de canal de troca de informação de interesse para ambas as Instituições.

01 Set 2020 / 10:54 H.

A intenção foi avançada pelos representantes das duas instituições durante uma reunião, que decorreu no passado dia 27 de Agosto.

No referido encontro, o IGAPE prestou, esclarecimentos sobre o processo de contratação do intermediário financeiro para a privatização do Banco de Comércio e Indústria (BCI), que resultou na selecção do Standard Bank de Angola (SBA).

Os representantes do IGAPE esclareceram que “foi lançado um Concurso Limitado por Convite para a contratação de um intermediário financeiro para o processo de privatização do BCI.

Tal como é regulamentado na Lei das Instituições Financeiras, a intermediação só pode ser prestada por Instituições Financeiras, sendo que os Termos de Referência exigiam que, para este concurso em concreto, fosse uma Instituição Financeira Bancária Angolana”.

O intermediário financeiro contratará os serviços necessários, para suportar a intermediação que irá prestar no âmbito da transação de alienação das participações do BCI, cujo procedimento será por via de Leilão em Bolsa.

Neste sentido, foram convidados 13 bancos da nossa praça, e foi considerada vencedora a proposta apresentada pelo Standard Bank de Angola, uma vez que apresentou a proposta técnica e economicamente mais vantajosa. O processo foi assim concluído com a assinatura do contrato entre o IGAPE e o Standard Bank de Angola.

Os representantes da OAA realçaram que ficaram bastante esclarecidos com as informações prestadas e reforçaram a intenção de estreitar a relação entre as duas instituições por meio de um protocolo de cooperação, de modo a assegurar um mecanismo adequado para a referida colaboração.