Mercado de valores
Tempo - Tutiempo.net

Grupo da Turquia reactiva projecto mineiro/siderúrgico de Cassinga

O projecto integrado de extracção de minério de ferro e siderurgia de Cassinga, cuja actividade foi suspensa nos anos 70 do século XX, vai ser retomado na sequência da assinatura, quarta-feira em Luanda, de um contrato de investimento com o grupo turco Tosyali Holding, noticiou a imprensa angolana.

Luanda /
21 Nov 2019 / 08:43 H.

O contrato foi assinado pelo presidente do grupo, Fuat Tosyali, no decurso da 1ª Conferência e Exposição Internacional sobre o Sector Mineiro, tendo sido testemunhado pelo Presidente da República, João Lourenço, segundo Angop.

A ser executado pela empresa Tosyali Iron & Steel Angola, o projecto fica localizado no município da Jamba, província da Huíla, a cerca de 350 quilómetros a oriente da cidade do Lubango.

Fuat Tosyali disse que os trabalhos terão início já em Janeiro de 2020, sendo que a primeira fase consiste na reposição da mina em funcionamento, posto o que se poderá dar início ao processo industrial de transformação do minério em ferro e aço.

O grupo turco, constituído em 1952, dispõe de instalações em três continentes e produz anualmente cerca de seis milhões de toneladas de aço.