Mercado de valores
Tempo - Tutiempo.net

Fitch Ratings melhora avaliação do BAI para Positiva

“A revisão do Outlook do BAI acontece depois da perspectiva do rating soberano de Angola ter sido também alterada de “Estável” para “Positiva”

Luanda /
18 Ago 2022 / 16:37 H.

A agência de notação financeira Fitch Ratings informou que alterou a avaliação do Banco Angolano de Investimentos (BAI) de “Estável” para “Positiva”, ao mesmo tempo em que estabeleceu a avaliação da dívida de longo prazo em “B-”.

De acordo com um comunicado de imprensa, a Fitch reconhece a importância sistémica do BAI, a sua posição como o “principal banco privado angolano” e o papel estratégico no financiamento e apoio à indústria petrolífera estratégica.

“A revisão do Outlook do BAI acontece depois da perspectiva do rating soberano de Angola ter sido também alterada de “Estável” para “Positiva”, acrescenta a instituição.

No entender da Fitch, esta alteração reflecte os grandes superávits fiscais de Angola frutos da combinação dos preços mais altos do petróleo, da contenção de despesas e de um declínio acentuado da dívida pública, impulsionados pela valorização do Kwanza e por um histórico de reformas económicas orientadas para a estabilidade.