Fed “fez asneira” ao manter as taxas de juro inalteradas, acusa Trump

O presidente dos EUA acusou a Reserva Federal de minar os esforços do governo norte-americano para impulsionar o crescimento económico.

EUA /
24 Jun 2019 / 16:22 H.

Na rede social Twitter, Donald Trump manifestou o seu desagrado depois da Fed ter anunciado, na quarta-feira passada, que vai manter a taxa de juro de referência (federal funds rate) inalterada, em linha com as expectativas dos analistas.

“Apesar de uma Reserva Federal que não sabe o que está a fazer – subiu as taxas muito rapidamente (...) fez um aperto em grande escala, em 50 milhões de euros dólares – nós estamos a caminhar para um dos melhores meses de junho da história dos EUA”, começou por afirmar num ‘tweet’.

“Imaginem o que poderia ter acontecido se a Fed tivesse acertado”, especulou. “Milhares de pontos acima no Dow e o crescimento do PIB em 4 ou 5%. Agora eles estão agarrados, como uma criança teimosa, quando precisamos de cortes nas taxas e flexibilização, para compensar o que os outros países estão a fazer contra nós”, continua. “Fizeram asneira!”, rematou.