Mercado de valores
Tempo - Tutiempo.net

ENDIAMA precisa de 480 milhões USD para retomar produção

Também consta da agenda da empresa diamantífera consolidação dos trabalhos de prospecção em todos os projectos

Luanda /
26 Nov 2021 / 18:25 H.

A ENDIAMA - EP necessita de um financiamento de 480 milhões USD para o desenvolvimento e alavancagem das actividades geológico-mineiras, informou Ana Feijó, administradora da instituição, quando discursava na Conferência Internacional de Diamantes, que se realiza em Saurimo, província da Lunda Sul.

Em realce à actividade dos vários projectos diamantíferos em execução, Ana Feijó disse que o Luaxe (na Lunda Sul) está na fase de amostragem de grande volume para tratamento das amostras e início de produção piloto. “Com ocorrência de kimberlito, necessita de um financiamento de 200 milhões USD”.

O projecto Sangamina precisa de um investimento de 250milhões USD. “Já se efectuou trabalhos de geofísica terrestre, perfuração de pequenos diâmetros, geometrização da erupção vulcânica para estudos pictográficos das rochas geo-mecânicas também com ocorrência de kimberlito.

Na Luanda Norte, o projecto Luachimba (com ocorrência de aluvião) necessita de um financiamento de 30 milhões USD, “totalizando 480 milhões USD”.

A ENDIAMA - EP (garante a administradora) pretende criar 26 mil empregos, directos e indirectos, em 2022 quando os projectos Luaxe, Tchissema, Tchinguvo e Yetwewne passarem para a fase de produção. Também consta da agenda da empresa, afirmou, a consolidação dos trabalhos de prospecção em todos os projectos.