Mercado de valores
Tempo - Tutiempo.net

Economia mundial dá sinais positivos, segundo Fundação Getúlio Vargas

Após o baque provocado pela pandemia do novo coronavírus, os Barômetros Globais Coincidente e Antecedente da Economia subiram pela segunda vez consecutiva em Julho, sinalizando uma retomada gradual da economia mundial, informou a Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Luanda /
11 Jul 2020 / 17:05 H.

“Embora os números comecem a se distanciar do pior momento da crise, o cenário é ainda de grande incerteza, tanto no front económico quanto no da saúde”, ressaltou a FGV, em nota.

O Barômetro Global Coincidente subiu 22,6 pontos em Julho ante Junho, ao passar de 50,4 pontos para 73 pontos. Já o Barômetro Global Antecedente cresceu 23,7 pontos, de 45,7 pontos para 69,3 pontos.

O Barômetro Coincidente reflecte o estado atua da actividade econômica. O Barômetro Antecedente emite um sinal cíclico cerca de seis meses à frente dos desenvolvimentos econômicos reais.

Os dois indicadores são produzidos pelo Instituto Brasileiro de Economia da FGV (Ibre/FGV) em colaboração com o Instituto Econômico Suíço KOF da ETH Zurique.

Em Julho, ambos os indicadores avançaram puxados pela melhora do ambiente econômico nas três regiões pesquisadas. A região da Ásia & Pacífico e África exerceu a maior influência para a alta do indicador Coincidente, enquanto o Hemisfério Ocidental foi o que mais contribuiu para o desempenho do indicador Antecedente.