Mercado de valores
Tempo - Tutiempo.net

Dívida pública de Portugal com juros negativos cai para 66 mil milhões de euros

Inflação e pressão em tornos dos bancos centrais estão a puxar os juros das obrigações em todo o mundo. Portugal também observa subida das taxas e tem cada vez menos dívida com yields negativas

Luanda /
20 Jan 2022 / 11:34 H.

Portugal tem 66,2 mil milhões de euros de dívida pública a negociar com juros negativos no mercado, cerca de 42% do total da sua dívida, de acordo com os dados fornecidos ao ECO (jornal económico digital) pela plataforma Tradeweb.

De acordo com a plataforma, este valor já chegou a ultrapassar os 87,5 mil milhões de euros há apenas mês e meio e mais de 115 mil milhões há um ano (78% do total da dívida).

Foram várias as maturidades da dívida pública que passaram a transaccionar com valores positivos nas últimas semanas (os juros sobem mediante a desvalorização dos títulos) os juros das obrigações do Tesouro portuguesas a seis, sete e oito anos inverteram para terreno positivo durante o último mês.

Desde a reunião do BCE de 16 de Dezembro que as taxas não param de subir e 2022 trouxe um novo puxão nos juros da dívida, sobretudo depois de se saber que a Reserva Federal norte-americana (Fed) vai ser mais agressiva no aperto da sua política monetária por causa da alta inflação: os investidores apostam em quatro subidas das taxas das Fed funds, a começar já em março, mais cedo do que o esperado.

É neste cenário que as obrigações dos governos têm desvalorizado a ponto de muitas deixarem de observar as yields negativas com que vinham negociando nos últimos meses — com os juros negativos, os investidores perdem dinheiro se mantiverem seus títulos até o vencimento.