Mercado de valores
Tempo - Tutiempo.net

Bundesbank considera que 'boom' na construção se mantém na Alemanha

Apesar da queda de 4,25% das encomendas no sector da construção no primeiro trimestre, o Bundesbank salienta que a situação é muito boa

Luanda /
22 Jun 2020 / 15:23 H.

O banco central da Alemanha, Bundesbank, considera que o 'boom' no sector da construção se mantém na Alemanha, apesar da crise provocada pela pandemia da COVID-19, foi hoje anunciado.

No seu boletim mensal de Junho, hoje publicado, o Bundesbank considera que as ajudas do Estado aprovadas pelo Governo alemão contribuirão para a recuperação económica, uma vez que melhorarão a confiança dos consumidores e das empresas.

Mas esta melhoria dificilmente terá qualquer efeito no segundo trimestre do ano, quando o Bundesbank prevê que a economia alemã sofrerá uma contracção de uma décima, muito mais do que no primeiro trimestre.

Apesar desta situação, o Bundesbank observa que o 'boom' no sector da construção se mantém, embora a produção em Abril tenha diminuído 4% em relação a Março e 3,5% em relação à média do primeiro trimestre.

No entanto, é preciso ter em conta que o primeiro trimestre foi influenciado por condições meteorológicas favoráveis porque o Inverno foi ameno e não impediu a construção imobiliária.

Apesar da queda de 4,25% das encomendas no sector da construção no primeiro trimestre, o Bundesbank salienta que a situação é muito boa, uma vez que anteriormente se encontrava a um nível muito elevado.

"Outros indicadores assinalam também que a situação do sector da construção alemão permanece intacta até agora", afirmam os economistas do Bundesbank no boletim.

O Banco central alemão também considera que os benefícios sociais para a regulação do emprego temporário ("Kurzarbeit") irão estabilizar o mercado de trabalho alemão na recessão provocada pela pandemia.

As empresas alemãs apresentaram até ao final de maio pedidos de subsídio para um terço dos trabalhadores que pagam contribuições para a segurança social.