Mercado de valores
Tempo - Tutiempo.net

BNA cria departamentos de Estabilidade Financeira e de Mercados

A criação do departamento de Estabilidade Financeira visa assegurar a estabilidade do sistema financeiro, bem como identificar, acompanhar e avaliar os riscos sistémicos.

Luanda /
29 Jun 2022 / 12:08 H.

O Banco Nacional de Angola (BNA) anunciou a criação do departamento de Estabilidade Financeira e o departamento de Mercados, segundo uma nota divulgada recentemente pela instituição.

De acordo com o documento, a criação do departamento de Estabilidade Financeira visa assegurar a estabilidade do sistema financeiro, bem como identificar, acompanhar e avaliar os riscos sistémicos, além de propor a adopção de medidas para a sua prevenção, mitigação ou de redução.

Lê-se ainda no documento que a actuação do departamento de Mercados (que provém da fusão dos departamentos de Gestão de Reservas e de Mercado de Activos) deriva da necessidade de optimizar a operacionalização dos processos de liquidez, anteriormente executados pelos departamentos extintos.

Para dirigir as respectivas áreas foram nomeados Tânia Lopes, para a direcção do Departamento de Mercados e Tuneka Lukau, para director do Departamento de Estabilidade Financeira.