Mercado de valores
Tempo - Tutiempo.net

Banco Yetu concede 25% do seu crédito as MPME´s

“Temos pequenas empresas que nascem com necessidades de uma grande empresa”

Angola /
14 Set 2020 / 12:47 H.

O PCA do Banco Yetu, Rosário José Matias, revelou que as Micro Pequenas e Medias Empresas representam 25% do crédito concedido pela instituição.

O banqueiro falava a luz da Conferencia sobre a evolução das MPME´s, que decorre em uma das unidas hoteleiras da capital,

Reforçou que o banco tem interesse em apoiar empresas crescentes sendo que este ano já foram financiadas cerca de 20 empresas neste segmento.

Na ocasião, Rosário José Matias, PCA do Banco Yetu, frisou que tem mantido encontros com empresários jovens e tem cedido financiamento na medida do banco, e acrescentou que a falta de crédito não pode ser imputada apenas aos bancos.

“Os bancos trabalham com fundos alheios e em algumas situações, não cumprem com os requisitos, o que dificulta o processo de concessão do financiamento, pois os fundos são alheios, e o negócio do crédito é bom se bem feito”

“Temos pequenas e médias empresas que nascem com necessidades de uma grande empresa” acrescentou.

Sobre o processo de concessão de crédito, Rosário José Matias, disse que no processo de autorização do crédito, o banco deve ter uma devida atenção, pois numa avaliação, quer seja pelo Banco Nacional de Angola, ou por uma consultora, e o banco tiver muito crédito com poucas garantias, o banco recebe uma má avaliação.

“Antes de o empresário recorrer ao credito bancário deve necessariamente esgotar todos os recursos para obter financiamento por outras vias, uma vez que o emprestimo não vem apenas da banca” realçou o PCA do Banco Yetu.

Acerca dos instrumentos disponíveis para se investir na economia, disse o responsável que temos por exemplo as crowd fund, pois precisamos diversificar as opções para os empresários.

Em termos de organização dos empresários, disse que mesmos devem ter uma contabilidade organizada, pois muitos empresários não tem um contabilista para organizar as contas da empresa, e separar os números, e assim se torna difícil conceder financiamento.

Acrescentou Rosário José Matias que o Banco Yetu, celebrará mais um ano de existência no dia 17 de Abril deste ano.