Mercado de valores
Tempo - Tutiempo.net

Banco Mundial disponibiliza bolsas de mestrado para os PALOP

Ao todo, os candidatos podem escolher entre 26 programas em universidades nos Estados Unidos, Europa, África, Oceânia e Japão em áreas-chave de desenvolvimento

Luanda /
26 Jan 2022 / 10:55 H.

O Banco Mundial tem disponíveis bolsas para profissionais de países em desenvolvimento, sobretudo africanos para profissionais que desejam fazer mestrado no âmbito de um programa em parceria com o Governo do Japão.

No total existem 26 programas de formação universitária a nível de mestrado em áreas-chave do desenvolvimento e 47 países do continente são elegíveis para a obtenção de bolsas, entre os quais países dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP), avançou o site de notícia Mercado africano.

Os candidatos devem ter pelo menos três anos de experiência profissional e uma licenciatura obtida pelo menos três anos antes do prazo de inscrição.

A bolsa oferece programas de mestrado de 24 meses. Ao todo, os candidatos podem escolher entre 26 programas em universidades nos Estados Unidos, Europa, África, Oceania e Japão em áreas-chave de desenvolvimento, incluindo gestão de política económica, política tributária e gestão tributária.

Os candidatos podem ainda optar por um mestrado em gestão de políticas económicas da Universidade Félix Houphouët-Boigny, na Costa do Marfim, ou um mestrado em economia ambiental na Universidade Nacional Australiana.

A bolsa cobre propinas, subsídio de subsistência mensal, passagem aérea de ida e volta, seguro de saúde e subsídio de viagem. Por outro lado, os custos de vistos, formação extracurricular, aquisição de material de formação e investigação não são tidos em conta pela bolsa.