Mercado de valores
Tempo - Tutiempo.net

Banco da Inglaterra vai imprimir quase 1 trilião de Libras no próximo ano

Parece provável que o Banco da Inglaterra aumente seu programa de impressão de dinheiro para quase 1 trilião £ no próximo ano, segundo os especialistas.

06 Jun 2020 / 16:12 H.

O Comité de Política Monetária do Banco deve adicionar outros 100 mil milhões libras ao chamado pacote de estímulo de “quantitative easing” (QE) quando se reunir este mês.

Mas isso não será o fim, de acordo com analistas da Capital Economics, que esperam que o Banco gaste 350 mil milhões de libras no QE no total em intervalos nos próximos 12 meses.

Isso levaria seu programa a 995 mil milhões de libras, quase metade do tamanho da economia do Reino Unido. O QE envolve o Banco comprando dívidas governamentais e corporativas, criando efectivamente dinheiro que é injectado de volta na economia.

Como o Reino Unido enfrenta sua pior recessão em 300 anos devido à crise do coronavírus, o Banco já aumentou seu programa de compra de títulos em 200 mil milhões de libras. E ontem o Banco Central Europeu aumentou seu esquema equivalente em outros 600 mil milhões de euros, para 1,35 trilião de euros.

As preocupações do Banco da Inglaterra sobre o estado da economia foram evidentes em uma carta enviada por Sam Woods, executivo-chefe do seu braço regulador, aos credores do Reino Unido.