Mercado de valores
Tempo - Tutiempo.net

Banca detinha 92 mil milhões de activos financeiros sobre o exterior

Já a exposição em última instância dos bancos portugueses manteve-se nos 93 mil milhões de euros, dos quais 73% respeitava a activos localizados na União Europeia.

Luanda /
12 Jan 2022 / 15:43 H.

Os bancos portugueses detinham no terceiro trimestre de 2021 um total de 92 mil milhões de euros de activos financeiros sobre o exterior, valor idêntico ao do trimestre anterior, informou hoje a Lusa.

“No final do terceiro trimestre de 2021, a exposição imediata dos activos financeiros dos bancos portugueses foi de 92 mil milhões de euros, um valor idêntico ao do segundo trimestre de 2021”, apontam as ‘Estatísticas Bancárias Internacionais em Base Consolidada’ do banco central.

Já a exposição em última instância dos bancos portugueses manteve-se nos 93 mil milhões de euros, dos quais 73% respeitava a activos localizados na União Europeia.

Segundo o BdP, “a diferença entre a exposição de última instância e a imediata, no valor de mil milhões de euros, corresponde a uma transferência de risco líquida de Portugal para o exterior”.

No período, a exposição em última instância a Estados-membros da União Europeia e aos BRICS (Brasil, Rússia, Índia e China) permaneceu superior à exposição imediata.

Pelo contrário, perante os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP), “os bancos portugueses apresentavam maior exposição imediata do que em última instância: parte dos activos que os bancos detinham sobre entidades residentes nos PALOP era garantida por entidades residentes noutros países”.

Estas estatísticas do BdP apresentam duas perspectivas da exposição internacional dos bancos com sede em Portugal, consoante a óptica da contraparte imediata e a óptica da última contraparte.

A contraparte imediata corresponde ao total de activos financeiros que os bancos portugueses detêm sobre o exterior (com excepção dos derivados financeiros), equivalente à exposição total dos bancos portugueses relativamente ao exterior.