Mercado de valores
Tempo - Tutiempo.net

Banca chinesa limita empréstimos imobiliários a empresas do governo local

Esta decisão estará assente nos receios de que estas empresas possam estar a assumir demasiado risco, principalmente se vierem a substituir os promotores privados no papel de donos de terrenos

Luanda /
13 Jan 2022 / 11:15 H.

Os principais bancos chineses estão a tornar-se mais selectivos na concessão de empréstimos a projectos de imobiliário a veículos de financiamento do governo local, em causa estão os receios de que estas empresas possam estar a assumir demasiado risco, avança a agência Bloomberg.

Citando uma fonte com conhecimento do tema, esta decisão estará assente nos receios de que estas empresas possam estar a assumir demasiado risco, principalmente se vierem a substituir os promotores privados no papel de donos de terrenos.

De acordo com a agência, pelo menos cinco bancos estatais já impuseram novas restrições nos empréstimos pedidos este ano por entidades mais fracas e empresas detidas pelo Estado chinês, pedidos para a aquisição de terrenos ou para o desenvolvimento de projectos de imobiliário.

Os bancos estarão, assim, a ser mais rigorosos na avaliação feita à saúde financeira destas companhias e também às projecções de vendas dos projectos apresentados, avançam estas fontes.