Mercado de valores
Tempo - Tutiempo.net

Angola destaca importância da dinâmica com a Turquia para economia

O chefe do executivo disse que quer contar com o apoio da experiência e influência turcas, sendo esta das mais importantes economias da região Eurásia.

Angola /
18 Out 2021 / 21:00 H.

O Presidente da República, João Lourenço, assinalou nesta segunda-feira (18) a "importante dinâmica no movimento de empresas turcas e angolanas", considerando que terá um valor significativo para o crescimento económico e criação de emprego.

João Lourenço, que discursava na sala do Conselho de Ministros do Palácio Presidencial, onde esteve também o homólogo turco, Recep Erdogan, considerou que, graças a esta dinâmica, há uma "forte probabilidade" de a linha de crédito anunciada em Ancara, por ocasião da visita que fez há três meses à Turquia, vir a funcionar nos tempos mais próximos, já que se trata de "um importante instrumento de apoio ao incremento do investimento turco em Angola".

Dirigindo-se a Erdogan, o Chefe do Executivo disse que quer contar com o apoio da experiência e influência turcas, sendo esta das mais importantes economias da região Eurásia, e abordou os instrumentos jurídicos assinados pelas duas delegações que "terão um peso específico inquestionável" no estreitamento e intensificação das relações bilaterais.

"Penso que estes acontecimentos sinalizam com muita clareza a vontade política de cada um dos nossos Governos em criar um ambiente de segurança e de previsibilidade para os negócios que forem sendo efectuados entre ambos os países", sublinhou o Presidente da República, enaltecendo o potencial de cooperação e negócios que os dois países, "que se conheciam pouco", descobriram.

De acordo com a Lusa, João Lourenço falou também sobre as responsabilidades da Turquia e de Angola na promoção de iniciativas que garantam a paz, a segurança e a estabilidade ao nível das regiões em que estão inseridos, e que têm impacto global.