Mercado de valores
Tempo - Tutiempo.net

Actividade económica na zona euro aumenta em Julho pela 1.ª vez desde Fevereiro

A estimativa flash do índice composto PMI da actividade total na zona euro é de 54,8 pontos em Julho, mais de seis pontos acima do valor de Junho. É a primeira subida desde Fevereiro.

Angola /
24 Jul 2020 / 11:55 H.

A actividade empresarial na zona euro aumentou em Julho pela primeira vez desde Fevereiro e ao ritmo mais intenso em dois anos, devido ao desconfinamento na região, anunciou esta sexta-feira a consultora IHS Markit.

A estimativa flash do índice composto PMI (Purchasing Managers Index) da actividade total na zona euro publicada esta sexta-feira é de 54,8 pontos em Julho, mais de seis pontos acima do valor de Junho, muito acima do mínimo de 13,6 de Abril e finalmente superior aos 50 pontos que separam o crescimento da recessão.

Tanto a produção industrial como a actividade do sector dos serviços recuperaram o crescimento, registando as melhores taxas dos últimos dois anos, embora o sector terciário tenha registado dados ligeiramente melhores que os do sector secundário.

A procura foi reanimada pelos desconfinamentos e as novas encomendas recebidas também aumentaram pela primeira vez desde Fevereiro, a um ritmo não visto desde Outubro de 2018, embora tenham sofrido a perda das vendas para exportação.

Isto levou a uma queda das encomendas pendentes, que, embora menor do que nos meses anteriores, levou muitas empresas a reduzir ainda mais a sua força de trabalho, provocando a queda do emprego pelo quinto mês consecutivo, embora de forma mais moderada, e concentrando-se particularmente na indústria.

Em relação ao futuro, as expectativas de actividade total durante os próximos 12 meses continuaram a melhorar em relação aos mínimos de Março passado tanto na indústria como nos serviços, reflectindo as expectativas de maior abertura económica.