Real Madrid é a marca mais valiosa do futebol mundial

O Real Madrid é o clube mais valioso do futebol mundial, segundo estudo divulgado pela Brand Finance. O estudo mostra as 50 marcas mais valiosas na categoria, sendo que o clube espanhol não ocupava esse posto desde 2010. Sua avaliação é de 1.646 bilhões de euros.

17 Mai 2019 / 11:58 H.

Completando o top 10, estão United, Barcelona, Bayern de Munique, Manchester City, Liverpool, Chelsea, Paris Saint-Germain, Arsenal e Tottenham, ou seja, apesar dos Red Devils terem perdido a primeira colocação, o futebol inglês é o mais valioso: são seis clubes para as dez primeiras posições.

Além desse primeiro ranking, há ainda a presença de 17 clubes no geral, ou seja, 43% do valor total de marca.

O estudo ainda destaca a entrada do Wolverhampton no ranking, à frente até mesmo de Ajax, Sevilla e Celtic, por exemplo. O clube inglês foi campeão da segunda divisão em 2017/18 e terminou esta temporada em sétimo na Premier League. Voltando ao Real Madrid, o clube madrilenho teve um crescimento de marca avaliado em 26,9% em relação ao ano passado, uma evolução muito por conta do quarto título da Liga dos Campeões num total de cinco anos (o último em 2018).

“O Real Madrid mostrou este ano que realmente reina supremo no mundo do futebol. Eles triunfaram não só como a marca mais valiosa e forte, mas o valor de empresa e estádio também estão em segundo lugar. O clube de maior sucesso na história do futebol europeu finalmente está colhendo os benefícios de décadas de performances espectaculares dentro e fora de campo”, disse Bryn Anderson, director da Brand Finance.

Temas