PROBETÃO investe 1,6 mil milhões Kz em nova fábrica na ZEE
Esta unidade industrial vem complementar e expandir a capacidade produtiva e o portfólio de produtos da empresa. A gama de produtos é a mais alargada do sector e está organizada por “Unidades de Negócio”.
A PROBETÃO, empresa de direito angolano fundada em 2005, iniciou recentemente à produção na sua nova unidade industrial, na Zona Económica Especial Luanda-Bengo (ZEE), num investimento de 1,6 mil milhões Kz realizado no âmbito do Programa de Privatizações.
A empresa assegura agora a sua produção com duas unidades fabris e cerca de 200 colaboradores, sendo 98% quadros nacionais que têm beneficiado de formação técnica contínua.
Este investimento, soube o Mercado, resulta do crescimento da actividade e dos reinvestimentos anuais sucessivos em novos equipamentos e tecnologia, que levaram a Probetão a ter de fazer face à necessidade de ampliar a unidade fabril para além dos 6 hectares que ocupava, na Zona Industrial de Viana.
Para concretizar a sua expansão produtiva apresentou em 2021 uma proposta, que se veio a tornar vencedora, ao Concurso Público para a Privatização da 3ª vaga das Unidades Industriais instaladas na ZEE, nomeadamente a unidade fabril até então designada Betonar.
Em Fevereiro de 2022, foi adjudicada à PROBETÃO a referida unidade Industrial pelo valor de 1,6 mil milhões Kz.
No entanto, a empresa assegura estar a cumprir “escrupulosamente com todos os prazos contratuais e legais decorrentes da adjudicação”, tendo desenvolvido as acções e investimentos previstos para a reactivação da referida unidade.
Apesar das necessidades elevadas de manutenção e recondicionamento de que careciam os principais equipamentos produtivos, a Probetão já iniciou as primeiras produções na nova unidade.
Segundo apuramos, esta unidade industrial vem complementar e expandir a capacidade produtiva e o portfólio de produtos da empresa, ou seja, a sua gama de produtos é a mais alargada do sector e está organizada por “Unidades de Negócio” – Artefactos; Infra-estruturas; Pavimentos e revestimentos; Pré-esforço; Betão Armado – e todas elas são reforçados com equipamentos produtivos com esta aquisição.
Para além do reforço da capacidade já existente, a Probetão acrescenta também com esta aquisição uma nova Unidade de Negócio de Pré-fabricação Pesada, destinada à produção de elementos de betão armado de grande dimensão para as grandes obras públicas.
Maior capacidade produtiva
Com esta aquisição a Probetão reforça a sua posição no sector como a empresa com maior capacidade produtiva, o mais vasto portfólio de produtos e de maior know-how.
Num contexto macroeconómico desafiante, a Probetão mantém-se “fiel à sua visão e missão”, num compromisso reforçado e de horizonte largo para com os colaboradores, clientes e parceiros de negócio.
Assim, aliás, pensa o Director-geral da Probetão, Armando Soares, que está confiante no futuro do sector e preparados para continuar a “dar o nosso contributo”.
“Sabemos que somos capazes de continuar a crescer em todas as vertentes do negócio e esta ampliação da nossa capacidade produtiva é mais um passo firme neste crescimento”, diz confiante.
Juntar o útil ao agradável
Em paralelo com a aquisição da nova Unidade a empresa já contratou mais de 50 novos colaboradores desde o início do ano, de entre os quais engenheiros civis e técnicos de qualidade.
Refira-se que, a Probetão Produtos Pré-Fabricados de Betão S.A. é uma empresa de direito angolano fundada em 2005 com sede e unidade fabril na Zona Industrial de Viana, em Luanda. Ao longo dos seus já 17 anos de existência, a Probetão foi desenvolvendo actividade de pré-fabricação de produtos de betão para o mercado da construção com sucesso, tornando-se na empresa de referência do sector. O seu trabalho tem sido procurado pelo sector, existindo produtos da Probetão aplicados em todas as Províncias de Angola, nas obras mais emblemáticas construídas nos últimos 15 anos.