Tempo - Tutiempo.net

Portugal. Gestora da rede Multibanco entra no ‘radar’ da Visa

A SIBS, empresa gestora da rede Multibanco, está no radar de vários players do sector financeiro, incluindo a multinacional de pagamentos Visa e várias fintech, adiantaram ao Jornal Económico fontes do sector.

11 Jun 2019 / 10:32 H.

Porém, entre os principais accionistas da SIBS – os cinco grandes bancos nacionais – não existe consenso quanto ao relançamento do processo de abertura do capital da empresa liderada por Madalena Cascais Tomé, que foi cancelado em março por inexistência de propostas interessantes.

Porém, segundo várias fontes do sector financeiro ouvidas pelo Jornal Económico, o grupo Visa será um dos potenciais interessados em comprar a SIBS, se os bancos accionistas estiveram dispostos a vender ou a abrir o capital.

A possibilidade de crescer por aquisições foi, de resto, admitida por um executivo da empresa americana, numa entrevista concedida ao Jornal Económico no passado dia 9 de maio.

“A actividade de M&A, para nós, é um assunto sensível. Nunca podemos falar em nomes. Mas da perspetiva da Visa, como queremos ser a melhor forma de pagar e de ser pago, se isso fizer sentido em termos concorrênciais, então certamente iremos considerar essas opções se nos ajudarem a melhorar a nossa oferta”, disse o managing director da Visa para a Europa, Antony Cahill, na ocasião.

Ao que o Jornal Económico apurou, já terão existido contactos exploratórios a este respeito entre a Visa e os bancos accionistas da SIBS. Mas até ao fecho da edição não foi possível confirmar esta informação junto de um porta-voz do grupo americano. Por sua vez, igualmente questionada sobre o interesse da Visa, fonte oficial da SIBS respondeu que é um tema para os accionistas, isto é, os bancos.

A multinacional surge assim como um potencial parceiro estratégico com expertise na área de pagamentos, algo que a SIBS procurou entre junho de 2017 e março de 2019, sem sucesso. Na altura, o chairman da SIBS, Vítor Bento, tentou encontrar um comprador para 49% da gestora da rede Multibanco, sem sucesso.

Temas