Tempo - Tutiempo.net

Nos diz estar “bastante confortável” com parceria com a Huawei

Depois de Vodafone e Altice, a empresa de telecomunicações Nos testou pela primeira vez as potencialidades da quinta geração móvel (5G) no Portugal Smart Cities Summit 2019 na FIL, em Lisboa, graças à parceria que tem com a Huawei para as redes móveis.

22 Mai 2019 / 10:09 H.

Quando questionado sobre a existência de um plano de prevenção da telecom nacional perante o futuro da Huawei, o gestor disse que a questão é complexa e que não vai mais além do que o presidente executivo da Nos, Miguel Almeida, já afirmou publicamente.

Em março, aquando da apresentação dos resultados anuais da Nos, o CEO Miguel Almeida mostrou-se tranquilo perante as polémicas em torno da Huawei. “São especulações baseadas no facto de a empresa ser chinesa e de haver um governo chinês. Nós vivemos com base e factos e não temos qualquer evidência de problemas de segurança com a Huawei”, disse.

Manuel Ramalho Eanes falou ao Jornal Económico, à margem da Portugal Smart Cities Summit 2019, onde a operadora de telecomunicações revelou o primeiro teste do 5G da Nos.

A propósito da presença da Nos neste encontro tecnológico, Manuel Ramalho Eanes não quis revelar qual será a cidade portuguesa que poderá ser “incubadora2 do 5G da Nos. “O que posso dizer é que as cidades com que já trabalhamos – são cinco cidades ao dia de hoje – estão desenhadas e prontas para o 5G. Ou seja, assim que o 5G esteja disponível nós poderemos levar essas cidades para uma nova etapa tecnológica, sem sobressaltos”, salientou.