Fazenda Aurora produz queijo mozarela

A Fazenda Aurora, situada no distrito urbano de Catete, município de Icolo e Bengo, produz mais de 1000 queijo mozarela por dia, que já se encontram à venda nos principais centros de distribuição alimentar, de acordo com o director administrativo da fazenda, Virgílio Luís, em exclusivo ao Mercado .

Angola /
08 Fev 2019 / 09:41 H.

Mozarela é um queijo de massa aferrada caracterizado como um queijo macio, não-maturado, levemente salgado, de coloração branca ou levemente amarelada, nutritivo, podendo ser encontrado em formatos variados, pesando desde poucos gramas até vários quilos. É um queijo que tem sido produzido e com origem no Sul da Itália desde os tempos romanos e é um dos mais consumidos no mundo.

A fazenda Aurora já produz actualmente três variedades de queijo: queijo minas, búlgaro e queijo natural para barrar, que são preparados com alho, ervas finas, pimenta preta e de caiena, colorau doce, azeite e pesam entre duzentos gramas e um quilo.

Da agro-pecuária à indústria De modo geral, o empreendimento, instalado num raio de 3500 metros quadrados, dedica-se à agro-pecuária e à indústria, com maior foco na produção de lacticínios naturais, considerados premium, ou seja, sem corantes nem conservantes, cujos preços vão de 120 Kz aos 3900 Kz. Para garantir a produção de lacticínios, conta com 400 cabeças de gado, das quais 180 asseguram a produção regular de 3500 litros de leite por dia, cerca de 1,5 milhões de litros por ano, através da ordenha de três vezes por dia.

A unidade industrial instalada transforma 60 mil litros de leite em iogurte e 30 mil litros de leite em queijos por mês. A fazenda aposta nas mais avançadas técnicas de produção, desde o plantio, feito com técnicas modernas de irrigação para assegurar a produção contínua de ração animal, até à ordenha, que obedece às mais exigentes normas de higiene e conservação do leite e da saúde dos animais.

Leia mais na edição 192 do Jornal mercado, já nas Bancas!