Tempo - Tutiempo.net

Falência de companhia aérea ameaça economia da Islândia

A falêndia da Wow Air está prejudicar a Islândia, país de 330 mil habitantes que tem o turismo como principal sector da economia e que já havia sido extremamente prejudicado pela crise económica de 2008.

24 Jun 2019 / 14:39 H.

A falência da companhia aérea islandesa de baixo custo Wow Air em Março de 2019 foi um duro golpe para a Islândia. Três meses depois de a empresa quebrar, o país ainda teme pela saúde de sua economia que, até 2018, somava oito anos de crescimento.

“Estamos preparados para a possibilidade de uma recessão mais profunda e os números de turistas chegando parecem indicar que isso pode acontecer”, disse, na semana passada, o presidente do Banco Central da Islândia, Mar Gudmundsson, à agência de notícias Bloomberg.

Ele acredita que a queda do turismo a níveis similares ao registrado em 2016 pode ter um efeito significativo em muitas cidades do país. “Com sorte, sairemos disso no princípio do próximo ano”, declarou Gudmundsson.

A companhia oferecia voos para a capital Reykjavik a partir da Europa, Ásia e América do Norte. Com a falência da empresa, o Banco Central islandês foi forçado a refazer suas previsões de crescimento da economia. Ao invés do crescimento de 1,8% do Produto Interno Bruto estimados em fevereiro, a previsão agora é de contracção do PIB em 0,4%.