Tempo - Tutiempo.net

China isenta alguns produtos dos EUA de taxas retaliatórias na guerra comercial

A China anunciou que alguns produtos químicos industriais dos Estados Unidos passam a estar isentos de taxas alfandegárias retaliatórias na guerra comercial com Washington, mas que continuará a penalizar a soja e a carne de porco norte-americanas.

China /
11 Set 2019 / 10:30 H.

O anúncio do ministério chinês das Finanças surge depois de, na semana passada, Pequim e Washington terem informado que delegações de ambos os países vão voltar a reunir-se em outubro para discutir um acordo que ponha fim às disputas comerciais que ameaçam a economia mundial.

A lista de produtos norte-americanos que serão isentos de taxas retaliatórias, a partir de 17 de Outubro, e durante um ano, inclui 16 categorias: pesticidas, lubrificantes, produtos farmacêuticos ou graxa industrial.

No entanto, Pequim vai manter taxas alfandegárias de até 25% sobre a soja e outros produtos agrícolas oriundos dos Estados Unidos.

A aplicação de taxas sobre produtos agrícolas, e a soja em particular, é uma forma de Pequim penalizar directamente o Presidente norte-americano, Donald Trump, já que é na América rural que estão concentrados muitos dos seus eleitores.

O Governo chinês disse que poderá vir a isentar outros produtos de taxas retaliatórias “no devido tempo”.