Angola ganha em breve fábrica de produção de materiais agrícolas

O país vai contar brevemente com uma fábrica de produção de materiais agrícolas, com destaque para catanas, charruas e enxadas, informou o ministro da Agricultura e Florestas, Marcos Nhunga.

Angola /
08 Fev 2019 / 15:44 H.

Falando durante uma palestra sobre “Medidas de Apoio ao Aumento da Produção Nacional”, uma iniciativa do Executivo angolano, o ministro admitiu que o “grande” problema que enfrenta a agricultura em Angola está ligado com o alto custo dos equipamentos, pois ainda é importado todo material necessário para uma agricultura integrada, sustentada e competitiva.

Sem avançar a capacidade de produção, referiu que para a mitigação dos “muitos” problemas que o país enfrenta no sector agrícola, é preciso produzir localmente os meios agrícolas e toda matéria-prima que intervém no processo, como a produção de sementes, fertilizantes, charruas, catanas, entre outros.

Por outro lado, fez saber que está em curso um investimento privado no país de uma linha de montagem de tractores, que vai ajudar a reduzir os custos de aquisição dos mesmos e aumentar as áreas de produção já com as sementes melhoradas e fertilizantes, o que vai fomentar a produtividade.

Segundo afirmou, dos 900 tractores que o país vai importar no presente ano, para alavancar a produção agrícola, 300 já estão no país e brevemente será feita a distribuição por província, de acordo com a necessidade específica de cada uma.