Inquérito sobre Despesas, Receitas e Emprego será apresentado em 2019

 

Por Mateus Maquiadi

O inquérito começou a ser feito este ano no dia 05 de Março e deve ter duração de 12 meses.

O Instituto Nacional de Estatística (INE) apresentará em Fevereiro de 2019, um inquérito sobre Despesas Receitas Emprego em Angola (IDREA) com objectivo de medir as receitas e despesas, perceber o perfil dos angolanos, bem como calcular os indicadores sobre o emprego e actualizar o ponderador do Índice de Preço ao Consumo Nacional, revelou coordenador técnico do IDREA Paulo Fonseca, coordenador técnico do IDREA.

O anúncio foi feito durante a apresentação do Relatório sobre os Indicadores de Linha de Base sobre os Objectivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). O inquérito começou a ser feito este ano no dia 05 de Março e deve ter duração de 12 meses. Para produção do documento o principal com a sociedade civil que é o grande informante e as organizações internacionais.

Segundo o coordenador técnico do IDREA, o inquérito está a ser feito com uma amostra calculada de forma probabilística e com uma abrangência de cerca de 12 500 agregados familiares que cobrem segmentos urbanos e rurais a nível do território nacional.

“As dificuldades do INE são inúmeras e começando pelos parcos recurso humanos em termos de produção estatística, apesar de contarmos com técnicos externos que recrutamos para operações de campo assim como contamos com os consultores internacionais de renome que nos ajudam a melhorar as metodologias estáticas”, reforçou o especialista.

 

 

 

Comentários