França anuncia início de guerra comercial entre UE e EUA

“Todos no G20 percebem que a guerra comercial é uma realidade e aqui há um risco para o crescimento mundial”, disse o ministro discursando na reunião de titulares da pasta das Finanças do G20 em Buenos Aires, citado pela agência Reuters.

De acordo com a imprensa internacional, Le Maire ressaltou a necessidade de os EUA darem o primeiro passo para o diálogo, sem o qual a Comissão Europeia não pode formular as suas propostas. “Peço aos EUA que retornem ao bom senso e respeitem as regras globais, bem como os seus aliados”, informa a agência.

Le Maire disse ainda caso Washington introduza novas tarifas contra os produtos europeus, a Europa não terá outra saída senão introduzir medidas de retaliação, e que a União Europeia não vai discutir a questão de negociações sobre o comércio livre com os EUA até que Washington retire as tarifas de importação sobre o alumínio e aço.

Recorda que, o presidente norte-americano, Donald Trump, ameaçou impor novas tarifas sobre os automóveis importados da União Europeia. A Comissão Europeia, por sua vez, preparou medidas recíprocas no caso de tal vir a acontecer.

Comentários