UE acredita que Espanha vai continuar a liderar crescimento económico

O Comissário Europeu para os Assuntos Económicos e Monetários, Pierre Moscovici, manifestou-se hoje em Madrid confiante em como a Espanha irá continuar a ser “um dos líderes do crescimento [económico] europeu”.

Em declarações aos jornalistas antes de intervir numa conferência, Moscovici revelou que as previsões que a Comissão Europeia vai divulgar nos próximos meses vão mostrar um crescimento “robusto” em Espanha, porque o país tem condições para “continuar como está hoje”, isto é, entre as economias que mais crescem na União Europeia.

O responsável europeu também se mostrou convencido de que o Governo espanhol irá desenvolver políticas pró-europeias, visto que esse é o seu compromisso e elas permitirão avançar no crescimento económico e na criação de empregos, algo que também vai exigir finanças públicas sustentáveis.

Pierre Moscovici reconheceu que a economia europeia enfrenta atualmente vários riscos, o que, em sua opinião, pressupõe “mais uma razão” para os países europeus permanecerem “unidos” e reforçarem a zona do euro.

A Comissão Europeia reviu em julho as suas previsões de crescimento económico para Espanha em 2018 para 2,8%, menos 0,1 pontos percentuais do que as suas estimativas anteriores, mas que mesmo assim são 0,7 pontos acima da média da zona euro para o corrente ano.

Comentários