Balança comercial do Brasil tem excedente 17% menor no primeiro semestre do ano

Segundo um balanço divulgado hoje pelo Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) do país, o resultado foi originado principalmente pela aceleração das importações naquele período.

Nos seis meses do ano, as exportações de produtos brasileiros totalizaram 113,8 mil milhões de dólares (97,5 mil milhões de euros), auma subida de 5,7% na média diária em comparação com o mesmo período de 2017.

Já as importações somaram 83,7 mil milhões de dólares (71,7 mil milhões de euros), dado que indica um crescimento 17,2% na mesma base de comparação.

Em junho, o Brasil exportou 5,8 mil milhões de dólares (4,9 mil milhões de euros) a mais do que comprou do exterior, dado que indica uma queda de 18,1% em relação ao excedente de 7,1 mil milhões de dólares (6 mil milhões de euros) registado em junho do ano passado.
Em suas projeções, o Governo brasileiro estima que no final de 2018 o país alcançará um excedente em sua balança comercial de 50 mil milhões de dólares (42,8 mil milhões de euros).

Comentários