Tempo - Tutiempo.net

Portugal: Empréstimos dos bancos às empresas recuaram 0,2% em Abril

O Banco de Portugal deu conta esta terça-feira de que os empréstimos para habitação a particulares decresceram 1% em abril deste ano, “valor igual ao observado no mês anterior [março]”.

11 Jun 2019 / 12:44 H.

Os empréstimos concedidos pelos bancos às empresas registaram uma variação anual negativa de 0,2% em abril, um valor que representa uma aceleração nos empréstimos concedidos face à variação negativa de 0,5% registada em março, de acordo com uma nota de informação estatística do Banco de Portugal (BdP), divulgada esta terça-feira, 11 de Junho.

Na mesma nota, o regulador da banca nacional deu conta que os empréstimos para habitação a particulares decresceram 1% em abril deste ano, “valor igual ao observado no mês anterior [março]”.

“Para o conjunto da área do euro, as taxas de variação anual nos empréstimos a sociedades não financeiras [empresas] e a particulares [habitação] foram de 2,7% e 3,5%, depois de, em março, terem totalizado 2,5% e 3,5%, respectivamente”, acrescenta o BdP.

No mesmo documento, o BdP divulgou que os depósitos de particulares nos bancos residentes totalizavam 145,5 mil milhões de euros no final de abril de 2019, valor que representa uma variação de 3,9% em abril (valor igual ao observado em março).