Governo lança projecto sobre agricultura comercial

O Governo lança hoje, em Luanda, o Projecto de Desenvolvimento da Agricultura Comercial (PDAC), iniciativa que conta com apoio Banco Mundial (BM) e da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD).

Angola /
05 Dez 2018 / 08:40 H.

As duas instituições BM e AFD assinaram um acordo para financiar o Projecto de Desenvolvimento da Agricultura Comercial (PDAC), solicitado pelo Governo angolano.

De acordo com um documento do Ministério da Agricultura e Florestas , o objectivo do projecto é aumentar a produtividade e o acesso ao mercado aos beneficiários seleccionados nas áreas do projecto.

O PDAC, acrescenta o informe, tem uma abordagem de cadeia de valores, vantagens comparativas e economias de escala. Inicialmente foram seleccionadas as cadeias de valor do milho, feijão, soja, café e frangos/ovos.

O projecto, será implementado em duas fases, sendo a primeira nas zonas com potencial agrícola das cadeias de valor das províncias de Malanje, Cuanza Norte e Cuanza Sul, já a segunda fase compreenderá as províncias do Huambo, Bié, Uíge, Bengo, Benguela, Luanda e Huíla, lê-se no documento que a Angop teve acesso.

Segundo a nota, os referidos projectos têm por objectivos específicos ajudar a diversificar a economia, melhorar o processo de gerar receitas e aumentar os níveis e qualidades de negócios agrícolas sustentáveis.

O projecto, pretende atingir este objectivo de desenvolvimento através de três componentes, nomeadamente a promoção e apoio ao desenvolvimento do agronegócio, infra-estruturas para produção e marketing, fortalecimento institucional e melhoria do ambiente de negócio.

A implementação do projecto terá a duração de seis anos, e perspectiva-se produzir mais de 21 milhões de toneladas de produtos agrícolas diversos, com destaque para cereais e tubérculos.