Crescimento da zona euro acelera para 1,2% no primeiro trimestre

O Produto Interno Bruto (PIB) na zona euro cresceu 1,2% em termos homólogos no primeiro trimestre do ano. Os dados divulgados esta quarta-feira pelo Eurostat, confirmam a estimativa rápida do organismo de estatística da União Europeia.

Europa /
15 Mai 2019 / 10:46 H.

Em cadeia, a economia da zona euro acelerou 0,4% nos primeiros três meses do ano, que compara com os 0,2% do quarto trimestre de 2018.

Já Portugal cresceu 1,5% no primeiro trimestre face a período homólogo, segundo os dados do INE replicados no comunicado do Eurostat. Face ao trimestre anterior, a economia nacional cresceu 0,5%.

A União Europeia cresceu 1,5% no primeiro trimestre. Um crescimento que fica acima dos 3,2% registados nos Estados Unidos

A Comissão Europeia antecipa que o crescimento da economia na zona euro deverá abrandar para 1,2% este ano, pressionado pelo abrandamento da economia e do comércio global. Nas previsões de primavera, divulgadas a 7 de maio, Bruxelas reviu em baixa ligeira as estimativas sobre o crescimento do PIB médio dos 19 países da moeda única face aos 1,3% projectados em fevereiro.