China contribui com 5 milhões USD para orçamento de São Tomé e Príncipe de 2019

O apoio concedido pela China para o ano económico em curso representa uma redução de 50% relativamente ao concedido para 2018.

China /
25 Mar 2019 / 07:22 H.

China vai contribuir com cinco milhões USD em apoio directo ao Orçamento Geral do Estado para 2019 de São tomé e Príncipe, anunciou sexta-feira, em São Tomé, o ministro das Finanças, Osvaldo Vaz.

Segundo Macauhub, o apoio directo ocorre na forma de doação, ao abrigo do acordo de cooperação entre os dois países.

O ministro acrescentou que o apoio concedido pela China para o ano económico em curso representa uma redução de 50% relativamente ao concedido para 2018, quando o arquipélago recebeu 10 milhões USD, depois de em 2017 ter recebido 11 milhões USD.

As receitas internas permitem cobrir apenas 2,8% das despesas no valor equivalente a 150 milhões USD inscritas no Orçamento de Estado, sendo os restantes 97,2% cobertos por recursos externos, sob a forma de empréstimos e donativos.

Os recursos externos podem ser divididos em 76% a serem concedidos por parceiros bilaterais e os restantes 24% por organizaçoes multilaterais, casos do Banco Mundial e Fundo Monetário Internacional.