Avaliação da qualidade dos activos arranca em Abril

O Banco Nacional de Angola (BNA) vai proceder, a partir de Abril do ano em curso, à avaliação da qualidade dos activos dos 12 maiores bancos comerciais que operam no nosso sistema, segundo Manuel Tiago Dias, um dos vice-governadores da autoridade monetária nacional.

Angola /
14 Mar 2019 / 17:05 H.

O responsável que falava hoje aos jornalistas à luz de um encontro promovido no Museu da moeda, pelo BNA junto dos embaixadores em Angola, não avançou os bancos que serão submetidos à essa avaliação, mas comparou a actuação do BNA aos demais bancos centrais , dizendo que o mesmo recebe várias informações por parte dos bancos comerciais, e no caso específico, é normal periodicamente realizar exercícios que permitam aferir sobre a informação prestada pelos bancos comerciais.

“Nós vamos a partir do próximo mês avaliar a qualidade dos activos dos 12 maiores bancos que operam no mercado bancário nacional”, esclareceu Manuel Tiago Dias.

Recorde-se que essas avaliações das carteiras de empréstimos dos 12 maiores bancos servirá também para estimar possíveis necessidades de recapitalização. Assim, com base nos resultados, o Governo desenvolverá um plano para lidar com as constatações, priorizando os bancos públicos, visando garantir a estabilidade financeira e a protecção dos interesses dos contribuintes.