Tempo - Tutiempo.net

Alemanha: Governo apresentado OE para 2020 com défice nulo e aumento do investimento

O ministro das Finanças alemão apresentou no Bundestag (câmara baixa do Parlamento) o projecto de Orçamento do Estado para 2020 e o plano financeiro para o período 2019-2023, que aposta no aumento do investimento mantendo um défice nulo.

11 Set 2019 / 11:27 H.

“De novo é um orçamento financiado de maneira sólida, sem novas dívidas, o que nos dá a força que precisamos para a nossa sustentabilidade futura, para numerosos investimentos para o futuro, para uma sociedade coesa, afirmou o ministro das Finanças alemão, Olaf Scholz durante a intervenção.

O ministro também assegurou que este projecto de orçamento hoje apresentado confere à Alemanha a capacidade de enfrentar, “caso ocorra, um desenvolvimento da economia na Europa e na Alemanha pior que o esperado”, e nesse sentido sublinhou que apesar de um abrandamento da economia, ainda não se pode falar de crise.

Scholz planeia para 2020 gastos de quase 360.000 milhões de euros sem que haja défice, com investimentos principalmente em trabalho e assuntos sociais e para aliviar as famílias com baixos rendimentos.

Segundo o ministro, “trata-se de criar uma vida economicamente acessível para as famílias neste país, algo que também tem a ver com coesão”, sublinhou.

A coesão social num mundo cada vez mais difícil é a primeira grande tarefa do Governo, sublinhou, adiantando que só uma sociedade que se mantém unida está salva do populismo de direita.